26/10/2011 - 11h27 / Atualizada 26/10/2011 - 12h26
Em São Paulo Mais da metade das rodovias brasileiras pode ser considerada de qualidade ruim, péssima ou regular, apontou a uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).
O estudo considerou 100% da malha rodoviária nacional --ou 92.747 km de extensão -- tanto de rodovias federais quanto estaduais e também as operadas por concessionárias. O levantamento considerou 1.802 km a mais em relação ao último levantamento anterior.
De acordo com a pesquisa, apenas 12,6% da malha são considerados ótimos e, 30%, bons. Com 57,4%, porém, predominaram, somadas, avaliações de má qualidade das vias: condições regulares (30,5%), ruins (18,1%) e péssimas (8,8%).
Em nota, a CNT informou que o estudo considerou para análise as condições conforme aspectos perceptíveis aos usuários, tanto em relação a pavimento, por exemplo, quanto à sinalização e à geometria da via.
Os trabalhos levaram 39 dias, entre os meses de junho e agosto deste ano, e foram executados por 17 equipes da CNT.
Em segundo lugar estão as rodovias do Sul, nas quais 19,7% do total de 16.199 km foram classificadas como em ótimo estado; 40,7% em bom; 26,3% como regulares; 10,7% como ruins e 2,6% como péssimas.
Já no Nordeste, a maior parte dos 25.820 km estudados foi classificada como de qualidade regular (32,8%); ruim (17,7%) e péssima (12,7%), e apenas 3,8% como ótima e boa (33%).
No Centro-Oeste, dos 14.151 km de rodovias avaliados, 6,4% estão em ótimas condições; 22,7% em bom estado; 35%, regulares; 26,7%, ruins; e 9,1% em péssimo estado, segundo a pesquisa.
O Norte, com 9.799 km analisados, conta com apenas 0,8% das estradas avaliadas como ótimas; 12,7% como boas; 31,4% como regulares; 31,8% como ruins e 23,2% como péssimas.
Mais da metade das rodovias brasileiras é ruim, péssima ou regular, diz pesquisa da CNT
Do UOL NotíciasEm São Paulo
Maioria das rodovias brasileiras é ruim, péssima ou regular
O estudo considerou 100% da malha rodoviária nacional --ou 92.747 km de extensão -- tanto de rodovias federais quanto estaduais e também as operadas por concessionárias. O levantamento considerou 1.802 km a mais em relação ao último levantamento anterior.
De acordo com a pesquisa, apenas 12,6% da malha são considerados ótimos e, 30%, bons. Com 57,4%, porém, predominaram, somadas, avaliações de má qualidade das vias: condições regulares (30,5%), ruins (18,1%) e péssimas (8,8%).
Em nota, a CNT informou que o estudo considerou para análise as condições conforme aspectos perceptíveis aos usuários, tanto em relação a pavimento, por exemplo, quanto à sinalização e à geometria da via.
Os trabalhos levaram 39 dias, entre os meses de junho e agosto deste ano, e foram executados por 17 equipes da CNT.
Avaliação por regiões
A pesquisa foi dividida por regiões, de modo que as rodovias do Sudeste foram avaliadas como as que estão em melhores condições. Dos 26.778 km da região, 24,6% foram classificados como em ótimo estado; 30,7% como bom; 28,2%, regular; 13,2%, ruim e 3,3%, péssimo.Em segundo lugar estão as rodovias do Sul, nas quais 19,7% do total de 16.199 km foram classificadas como em ótimo estado; 40,7% em bom; 26,3% como regulares; 10,7% como ruins e 2,6% como péssimas.
Já no Nordeste, a maior parte dos 25.820 km estudados foi classificada como de qualidade regular (32,8%); ruim (17,7%) e péssima (12,7%), e apenas 3,8% como ótima e boa (33%).
No Centro-Oeste, dos 14.151 km de rodovias avaliados, 6,4% estão em ótimas condições; 22,7% em bom estado; 35%, regulares; 26,7%, ruins; e 9,1% em péssimo estado, segundo a pesquisa.
O Norte, com 9.799 km analisados, conta com apenas 0,8% das estradas avaliadas como ótimas; 12,7% como boas; 31,4% como regulares; 31,8% como ruins e 23,2% como péssimas.
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Comentários 2
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Me, I and Myself
21 minutos atrásrodovias brasileiras: com exceção de SP e outras rodovias terceirizadas, o resto das rodovias (a cargo do DNIT) é tudo uma porcaaria: mal projetada, mal constrída e pior ainda na manutenção delas.- 1
- Responder
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RAN90
22 minutos atrásPagamos 35% (TRINTA E CINCO PORCENTO) do que ganhamos em Impostos mais 4% de IPVA mais Pedágios... Cada vez que um Político enche os bolsos, uma obra é deixada de fazer... Quando milhares de Políticos enchem os bolsos, milhares de obras que seriam necessárias, simplesmente nunca saem do papel ... É o que acontece no Brasil... Porém o único que pode resolver isso é o cidadão que paga seus impostos e deveria cobrar e fiscalizar nossos Políticos... Vamos no unir e exigir mudanças na nossa Política e Economia... Chega de IMPOSTOS ABUSIVOS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE BAIXA QUALIDADE!!! ACORDA POVO BRASILEIRO!!!- 1
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