quinta-feira, 28 de junho de 2012


Sacolinhas começam a ser distribuídas nos supermercados

Prazo oficial da justiça encerra hoje; consumidores que não encontrarem embalagens nos supermercados podem recorrer ao Procon

SACOLINHAS - Silvana comemora o retorno das sacolinhas plásticas - Foto: Paulo Cansini

O prazo judicial estipulado para o retorno da distribuição das sacolinhas termina hoje, porém alguns supermercados de rede em Marília já voltaram a fornecer as embalagens no início de ontem (27) aos consumidores que solicitassem.
A juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital paulista, determinou na segunda-feira (26), que os supermercados do estado de São Paulo voltassem a distribuir, em até 48 horas, embalagens adequadas e em quantidade suficiente gratuitamente. O prazo conta a partir da publicação da decisão, descontando o dia publicado, por isso a partir das 0h de hoje os supermercados já estão obrigados a cumprirem a medida.
Segundo o representante da APAS (Associação Paulista de Supermercados) de Marília, Eduardo Kawakami, os supermercados estão estudando a melhor maneira de voltar a distribuir as embalagens, sem consumo exagerado aos clientes. “Os empresários do setor sempre cumprem a justiça. Só queremos realizar a distribuição de forma consciente”.
O supervisor de atendimento do Procon de Marília, Guilherme Moraes, explica que a partir de hoje todos os supermercados credenciados à APAS devem obrigatoriamente distribuir embalagens gratuitas, caso contrário o consumidor pode procurar o Procon para buscar seus direitos. “Amanhã (hoje) começa a valer a legislação, por isso o consumidor pode reclamar. Tivemos um tempo de conscientização da população, a partir de agora a população decide se irá continuar a utilizar sacolas plásticas ou terá atitudes sustentáveis”.
Em decorrência da medida judicial, todos os supemercados possuem também o prazo de 30 dias para substituir os plásticos pelo fornecimento gratuito, e em quantidade suficiente, de embalagem biodegradável ou de papel.



Consumidores aprovam o retorno do produto


Cansados de gastos com embalagens retornáveis, além de transtornos para transportar mercadorias, muitos consumidores estão satisfeitos com a volta da distribuição de sacolas plásticas.
A assistente social Silvana Aparecida Dogani, 51, esqueceu sua sacola retornável ontem quando foi ao supermercado, mas ficou satisfeita quando encontrou sacolas plásticas distribuídas gratuitamente. “Gostei muito de ter sacolinhas novamente. Muitas vezes esquecemos as retornáveis e precisamos gastar. Não adianta proibir a distribuição e não oferecer alternativa”.
O técnico agrícola, Nelson Roberto Gimenes, realizou compras ontem e sem sacolinhas precisa transportar as compras soltas no carrinho até o porta-malas do carro. “Precisa voltar a distribuir sacolas, não aguento mais não ter como transportar compras de forma gratuita”.
A autônoma Valquíria Reis Gomes, 37, já acostumou com as sacolas recicláveis, porém acredita que os supermercados precisam oferecer alternativas. “ Não precisava voltar as sacolas plásticas, muitas pessoas já acostumaram, porém precisa ter alguma embalagem gratuita”.




Compartilhe



0 Comentário(s)

    Escreva o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário