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Postado em 06/10/2015 às 18:27
Projeto da duplicação da BR-153 será apresentado no final do ano
A ANTT já aprovou, neste ano, o projeto de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental
Categoria: Geral
Paulo Cansini - Triunfo Transbrasiliana é responsável por realizar as obras de duplicação na BR-153
FABIELE FORTALEZA
A concessionária Triunfo Transbrasiliana, responsável pela
administração de 321,6 Km do trecho paulista da BR-153 tem até o final
deste ano para entregar à ANTT (Agência Nacional de Transporte
Terrestre), o projeto das obras de implantação em pista dupla do
Contorno Rodoviário de Marília – com aproximadamente 33 Km – e da
duplicação integral dos trechos remanescentes da rodovia – que abrange
250 Km.
Segundo a assessoria de imprensa da Triunfo Transbrasiliana, após a
entrega do projeto, a ANTT vai avaliar a forma mais adequada para
promover o reequilíbrio do contrato de concessão, o que deve gerar
aumento na tarifa do pedágio, ou estender o prazo para exploração da
BR-153, que atualmente vai até 2033.
A aprovação do projeto executivo é apenas uma das etapas a serem
cumpridas para a viabilização da obra de duplicação. A concessionária
deve passar ainda por aprovação dos laudos de licença ambiental e outros
documentos. Não há prazo para o início das obras. A ANTT já aprovou,
este ano, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
encaminhado pela concessionária.
O projeto para construção de anel viário na BR-153 - da base da PRF
(Polícia Rodoviária Federal) até o entroncamento com a SP-333 - vem
sendo discutido há pouco mais de um ano. O prefeito Vinícius Camarinha
junto com o Procurador da República em Marília, Jefferson Aparecido
Dias, vinha intermediando a obra junto com a ANTT. Os estudos de
viabilidade foram solicitados pelo MPF (Ministério Público Federal) de
Marília, em dezembro de 2013.
Atualmente a BR-153 sofre descontinuidade no trecho entre a avenida
Jóquei Clube - em frente à Polícia Federal - e o Posto Gigantão. Quem
vai sentido norte, por exemplo, precisa trafegar pela SP-294 e SP-333
até acessar novamente a BR.
A concessionária Triunfo Transbrasiliana assumiu a operação da
rodovia em janeiro deste ano. O prazo de concessão termina em 2033.
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