sexta-feira, 5 de setembro de 2014

cadastre-se aqui
Economia
05-09-2014, 9h51

Na prática, Dilma demite Mantega da Fazenda

36
Postado por: Daniela Martins
O tema do comentário no “Jornal da CBN” foi a sinalização da presidente Dilma Rousseff de que trocaria o ministro da Fazenda num eventual segundo mandato. Perguntada sobre a saída de Guido Mantega do cargo, Dilma respondeu: “governo novo, equipe nova”. É uma tentativa de atrair o empresariado, que não apoia mais a política econômica do governo.
A resposta da presidente é praticamente uma “demissão” de Mantega, bem no meio da campanha eleitoral. É uma decisão que vem tarde e numa hora inconveniente. Mantega poderá não ter força para exercer o cargo nos quatro meses que ainda faltam para acabar o atual mandato. Ele já não tem credibilidade junto ao empresariado. Ficou famoso por fazer previsões que nunca se realizaram. Enfraquecê-lo pode socorrer a presidente do ponto de vista eleitoral. Mas atrapalha ainda mais a gestão decepcionante no Ministério da Fazenda.
As bases econômicas bem avaliadas do governo Lula foram lançadas pelo então ministro Antonio Palocci. A entrada de Mantega trouxe uma inflexão mais intervencionista na política econômica, que não deu certo. Sua gestão vai entregar um crescimento medíocre e deixar a inflação em um patamar alto. Dilma errou ao não demiti-lo no ano passado, quando aconselhada por Lula. Agora, paga o preço por essa decisão.
A presidente é responsável, em última instância, pela política econômica. Mas também tem culpa quem baixou a cabeça. Há relatos de bastidores de que Mantega quis contrariar Dilma algumas vezes, mas não foi adiante. Palocci chegou a pedir demissão a Lula caso não fossem bancadas algumas medidas duras que ele considerava adequadas. Toda a equipe econômica do governo Dilma é fraca na comparação com a do governo Lula. Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, não resistiu às investidas do Palácio do Planalto para baixar os juros. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, fez maquiagem nas contas públicas. Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, nega acusação de um motorista que o teria visto transportar sacola com dinheiro vivo.
É injusto culpar apenas Mantega. O Banco Central tem de ser cobrado pela inflação no topo da meta. O Tesouro tem de ser responsabilizado pelo descrédito da política fiscal. Nelson Barbosa, que era o número dois do Ministério da Fazenda, não concordou com algumas medidas e se afastou. Agora é um dos principais cotados para substituir Mantega.
O risco que a presidente Dilma corre de não se reeleger deriva, principalmente, de erros na área econômica. Portanto, além de “governo novo, política nova”, ela também deveria dizer “política econômica nova”.

Comentários
36
  1. Rodrigo Mudesto disse:
    Acho que o caro jornalista se esqueceu que Guido Mantega integra o governo desde 2003.É o mais longevo ministro da história recente do Brasil. Ocupando o Ministério da Fazenda desde 2006, sendo o responsável direto pelo Brasil ter atravessado em boas condições os piores momentos da crise de 2008. Ele, e não Palocci, que precisou sair corrido duas vezes, é o ministro dos melhores momentos da economia do governo Lula.
    • Efrosio Antunes . disse:
      Mais é incompetente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    • Wendell Willian Arruda Bezerra disse:
      Concordo plenamente!
    • bob disse:
      Ele não passaria nem em TCC de uma Faculdade de Terceira, com essa Economia Maquiada!!!
      • Ezequiel-SP disse:
        passaria sim…na mesma “faculdade fantasma” de economia da presidente
    • Gustavo disse:
      Perfeito, Rodrigo. Exatamente.
  2. Lima disse:
    Simples…
    Ela é que tem que se demitir.
    • Pedro Henrique disse:
      Vá para a rua pedir votos para seu candidato,
      e veremos se o mesmo terá os votos para vencer.
  3. André Luiz Duque Estrada disse:
    SERÁ QUE DONA DILMA VAI TROCAR A MARCA DA MANTEIGA USADA DURANTE TANTO TEMPO E QUE FEZ UM MAL DANADO AO SEU ORGANISMO E AO ORGANISMO DA SOCIEDADE BRASILEIRA?
    • montenegro disse:
      Mantega irá coordenadar o maior ARRASTÃO no País caso o PT continue
  4. Alexandre disse:
    Só lamento que depois de sete anos de contabilidade criativa, artifícios para maquiar a economia, alta de juros , recessão e encolhimento da economia , políticas intervencionistas e o latente crescimento da divida interna e externa a nossa chefe da nação venha admitir que precisa mudar a sua equipe econômica … ! O que precisamos é mais que isso é mudar os fundamentos da economia. Mas para um período eleitoral , parece que o discurso é conveniente. Só precisa saber se o empresariado vai acreditar nessa historia.
  5. Campos Júnior. disse:
    E, então, Kennedy, o que você diz da matéria abaixo, pois ontem fez questão de falar da estagnação do crescimento da Marina. E agora?
    A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) mostra as intenções de voto para as eleições de Presidente em seis estados e o no Distrito Federal. Em todos, a briga entre primeiro e segundo é entre Marina Silva e Dilma Rousseff, com Aécio em terceiro.
    Marina Silva, candidata do PSB, lidera em São Paulo com 42%, quase o dobro da presidente e concorrente à reeleição pelo PT Dilma Rousseff, que conta com 23%. Aécio Neves, que disputa a Presidência pelo PSDB, aparece com 18%. O estado de São Paulo representa 22% do eleitorado do Brasil.
  6. Antonio Adalmir Fernandes disse:
    Os ranços de uma administração ultrapassada e resistente aos avanços da modernidade, principalmente no que diz respeito às reformas das estruturas do Estado, em especial no que se refere aos gargalos que impedem o desenvolvimento social, econômico, político e democrático, não são mudados apenas com palavras, mas sim com competência, disposição e eficiência que faltaram nestes últimos doze anos, conforme comprovam os resultados das ações e políticas implementadas pelo governo, cujo programa continua com as mesmas bases ideológicas e programáticas, que não serão alteradas com meras palavras de efeito, na tentativa apenas de contrapor situação momentaneamente contrária aos interesses políticos e às conveniências eleitoreiras. É pena que o povo não se conscientize sobre a realidade de dificuldade pela qual o país vem enfrentando com as políticas econômicas em dissonância com a situação macroeconômica internacional, que exige a adoção de medidas capazes de contribuir para o controle da inflação, o enxugamento da máquina pública, a efetiva redução dos gastos e das contas públicos, a racionalidade da carga tributária, permitindo que a capacidade contributiva dos cidadãos tenha folga para o consumo e que a produção nacional possa competir com o mercado internacional, entre outras medidas em contraposição aos gargalos que impedem o progresso do país. No entanto, a candidata petista não acena para o aperfeiçoamento e a modernização dos sistemas econômicos, como instrumento capaz de fomentar o crescimento do país. Ao contrário, a sua ideia principal é turbinar apenas os programas assistencialistas, que são importantes, por contribuírem para socorrer os desvalidos economicamente, mas as questões essenciais da economia jamais podem ficar em planos secundários, porque seus fundamentos são indispensáveis do desenvolvimento da nação. Acorda, Brasil!
  7. Nobre disse:
    É vedade que o Ministério da Fazenda deva ser trocado, já que os Paulistas não consegue eleger o Aércio Neves do PSDB, eles agora querem fazer um voto de protesto e eleger Marina Silva,ora senhores, os Paulistas nunca gostaram de Nortista e nem de Nordestino. A Marina silva é sem SAL e não pega tempero. Vocês querem uma Presidente sem SAL e do ACRE?….Com todo respeito a essa senhora, além disso o salão de beleza tenta tirar a capa feia que está estampada nela, mais não tem jeito, feio é feio e bonito é bonito.
    • Ezequiel-SP disse:
      Paulista não engole muito mineiro e carioca.O Aécio é mineiro e mora no RJ…kkkkkk deu azar….
    • Lucas disse:
      Comentário completamente preconceituoso e equivocado. Em primeiro lugar, se os paulistas quisessem eleger o Aécio, ele estaria em primeiro lugar na intenção de votos no estado, e está aparecendo em terceiro, atrás até de Dilma. Em segundo lugar não generalize uma população. Existe sim preconceito de algumas pessoas, tanto de paulistas para nordestinos, como de nordestinos para paulistas. E em terceiro lugar não se julga a capacidade de uma pessoa pela sua “capa”. E já que o senhor é assim, então com certeza também tem um péssimo julgamento em relação a a atual presidente (apesar que seu governo merecer tal julgamento).
    • cypriano disse:
      O Acre eh aonde???? Lula eh da onde??? Me poupe desse regionalismo ultrapassado.
    • Glenio disse:
      Fico triste com o eleitor brasileiro, quando em vez de criticar as qualificações profissionais de um candidato, se preocupa em denegrir a sua fisionomia, sua estética facial. Será que este eleitor daria seu foto ao ex ministro Joaquim Barbosa pela beleza ou acreditaríamos na sua competência enquanto jurista. Lula seria menos ou mais feio que Marina. A sujeira que deveríamos estar falando é os das contas públicas, aquelas escondidas debaixo do tapete.Avalia-se aqui a capacidade de governar o pais ou a sua beleza. Marina tem demonstrado ter aquilo que o PT perdeu com o tempo, princípios para manter a suas convicções e propósitos em prol de uma pais melhor.
  8. gesiel disse:
    NA PRATICA, HA MUITO TEMPO O MINISTRO MANTEGA “QUER SE APOSENTAR”, porque ele ja está cansado com tanto tempo de ministerio da fazenda, SENDO CRITICADO, e SEMPRE GANHANDO NAS SUAS EXPLANAÇÕES, contra a MIDIA PESSIMISTA E PARTIDARIA. Nessa semana o ministro Mantega, “”GANHOU MAIS UMA”", pois a mesma midia que DEU MUNIÇÃO AOS SEUS CANDIDATOS, ao dizer que o Brasil esta em recessão, É A MESMA MIDIA que nessa semana mostra que “O BRASIL VOLTOU A CRESCER NESSE TERCEIRO TRIMESTRE”. O Guildo Mantega, É COMPETENTE e principalmente “”HONESTO”", e ja pode ser usado pelo PT PARA SER CANDIDATO A ALGUM CARGO ELETIVO; pois foi ele “”QUEM RECUPEROU O BRASIL QUE O FHC DO PSDB DESTRUIU, QUANDO DEIXOU UMA INFLAÇÃO DE 12% AO MÊS”". O Brasil que tanto elogiou e pediu o Ministro Joaquim Barbosa,indicado pelo LULA, como politico pela sua “honestidade”, DEVE OLHAR TAMBÉM para o Guildo Mantega do PT, que também é honesto E MUITO COMPETENTE.
    • Renato Tironi disse:
      Acho que você não sabe muito de história. Afinal o governo do PSDB deixar a inflação em 12%, porém baixando ela dos 40% que era antes do governo deles. E o senhor Lula que você quer enaltecer abaixou de 12% para 6%…então em termos absolutos o governo FHC fez muito mais do que o governo Lula que só pode fazer o que fez porque recebeu um pais muito melhor estruturado do que o FHC recebeu.
  9. Ezequiel-SP disse:
    Tem um ex ministro da Fazenda dando sopa no mercado. O cara é muito bom…kkkk
  10. Sergio Amancio disse:
    Independente do próximo eleito(a), a submissão à “corja” continuará prevalecendo.
    Vide propaganda eletoral do TIRIRICA onde a arte imita a vida ou…
  11. Pasquale disse:
    O mantega ganhando nas suas explanações???????????
    Gesiel o Manteiga não acerta uma,falaram para a guerrilheira sumir com ele,ela poderia ir junto,aliás os dois vão ser demitidos pelo povo Brasileiro.
    Vc falou que ele é competente como Ministro,deve ser brincadeirinha né?
  12. Santos disse:
    Um ministro da fazenda que aceite ser um marionete da “presidenta” só pode ser incompetente, ter sangue de barata ou os dois. Como quem sempre comandou a economia neste governo foi a “presidenta”, a troca do atual por outro será trocar 6 por 1/2 dúzia, pois nenhum que seja competente aceitará ser “figura decorativa” no governo.
  13. DEMOCRATA disse:
    A culpa não é só do mantega, e sim da gerentona,e sua cúpula quando você e subordinado já mais suas ideias serão aceitas, e sim a da sua patroa, a coisa mais complicada, veja se o mantega abrir a boca em forma de troco?, a situação da gerentona é de não ir para o segundo turno, e ai Dr.
  14. Pedro Henrique disse:
    Acredito que você foi infeliz nesta matéria, Guido Mantega foi convidado por Dilma para ser ministro até o final de seu mandato, se o povo conceder um novo mandato ela tem total liberdade
    para escolher quem ela quer para ministro.
    Agora se ela disse que terá equipe nova, pode ser fruto de pressão de nossas classes empresarias que só gostam de mamar nas tetas do governo e não foi suficiente o dinheiro que ganharam desde 2010 até esta data.
    Você apurou se o Mantega quer continuar no governo num próximo governo do PT?
    Até ele sair é Ministro da Fazenda. Ela revelou para o país como nossas classes empresarias,
    sabotam uma candidatura, e um governo, tem gente ainda que não consegue ver.
    E tem incautos que acreditam na “nova política”.
    Como ele foi demitido na pratica? Ela pode dar uma banana aos que querem sua demissão.
    O caminho é feito ao andar.
  15. Luiz Dias disse:
    Entendo que é muito tarde a atitude de demitir o Mantega. Se essa fosse a intenção porque não foi demitido antes? É pura balela, quem manda nesse desgoverno é o chefe e não a secretária executiva.
    O Mantega vem desde o desgoverno anterior. Já que é governo novo porque não foi demitido quando a atual secretária executiva tomou posse? Porque só agora, quando a sua candidatura está fazendo água? Se serviu até agora, porque não serve para o futuro. O mercado vem pedindo a saída do Mantega há tempo, inclusive o mercado internacional, pois sua administração já provou ser um total fracasso.
    Pura balela eleitoreira, como tem sido o desgoverno há 12 anos.
  16. Antonio disse:
    O Guido Mantega bem antes já tinha falado que não continuaria como ministro da Fazenda, se caso a Dilma ganhasse a eleição.Pois ela não está demitindo.
  17. Claudio Lourenço disse:
    Não nos esqueçamos que o depto. marketing Banco Itau e todo um rolo compressor da midia a apoia Marina. As coisas ficaram claras depois que parte da turma do PSDB/DEM/PPS acenou apoio a Marina mesmo antes terminar 1º turno. Tudo que se lê e se ouve, deve ser avaliado de forma critica pois Marina Silva hoje representa a unica esperança da elite nacional pára retornar ao poder.
    Responder
  18. Lucas de Nniro disse:
    Qualquer pessoa com o mínimo de instrução e sabedoria teria trocado a Mantega a muito tempo. Nem para administrar um condomínio daria certo da maneira como ele atua.
  19. Carlos disse:
    Caro colunista com todo respeito e consideração, pois só comenta quem o lê, Quanto a corrida Presidencial, gostaria que fosse comentado o fato da candidata Dilma PT, a quem depositei meu voto para elege-la, permanecer no cargo e concorrer a eleição. É legal? É ético? É Moralmente correto. Poderia comentar a disparidade do fato de esta inaugurando obras e gravando programas de campanha, seria ela o divino espirito santo, três em uma Presidente, Candidata e Cidadã Dilma.
  20. Ubiracy Machado Cavalcanti disse:
    O DESESPERO VAI LEVAR ESTA PRESIDENTE A TOMAR MEDIDAS QUE DEVERIAM SEREM TOMADAS A MUITO TEMPO E A TEIMOSIA E A ARROGANCIA NÃO PERMITIA ENTÃO VAI TENTAR RECUPERAR O CRÉDITO EM APENAS UM MES DAS ELEIÇÕES.SÓ QUE AGORA NÃO ADIANTE MAIS FORA.
  21. gilvanea disse:
    é impressionante, como sempre a culpa é do outro, todos sabem que a Dilma é quem manda nos ministros, ela é quem decide tudo, com o aval do Lula, dizer que vai trocar é o mínimo que pode ser dito é esperar quem quer fazer o papel de marionete, só isso. Quanto a beleza do próximo presidente, temos que pensar em eleger alguém competente isso não é concurso de beleza se o fosse com certeza teríamos que trocar todos os candidatos.
  22. MARCO ANTONIO - ADVOGADO disse:
    Meus amigos, a casa começou a cair, na próxima pesquisa a Marina vai começar a descer. Ela nunca irá prosperar, o brasileiro só parece ser burro, todos verão que não é. O moribundo do Aécio ainda vai fazer mais votos que a Marina Collor de Mello. Aguardem. rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
  23. Silvio dos Santos disse:
    Agora Presidenta que sua reeleição já esta indo a pique, a senhora vem falar em mudança no Ministério da Fazenda, mudar sim, este circo chamado PT que quer se perpetua no poder. Vamos acordar meu povo.
  24. Fernando Ferreira disse:
    Poxa Kennedy, gosto do seu trabalho mas me parece que você se equivocou quando falou dos momentos “áureos” da economia durante o governo Lula ao referir-se a Palocci. O ministro na ocasião já era o Mantega, que não é gênio mas certamente sofre bastante por pressões da cúpula política do governo sobre questões econômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados
Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.
Imagem de desafio reCAPTCHA
Obter um novo desafio
Obter um desafio de áudioObter um desafio visual
Ajuda
 
2014-09-05 15:50:31
4.1.10Status:Active

Nenhum comentário:

Postar um comentário