terça-feira, 1 de maio de 2012

Sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas para o almoço ou jantar
Tamanho da letra
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro

27/04/2012 - 07h00

Bolinhos são uma ótima alternativa para aproveitar as sobras. Veja receitas de bares do Rio e São Paulo

Larissa Januário
Do UOL, em São Paulo
Comentários 2
Bolinho, croquetes, salgadinhos. Geralmente fritos, esses petiscos fazem parte do dia-a-dia do brasileiro, seja em casa ou na mesa do bar entre um chope e outro. Além de saborosos, são uma ótima alternativa para aproveitar as sobras que estão ocupando lugar na geladeira.

20 bolinhos para você preparar e se deliciar

Foto 15 de 20 - Mini Coxas Creme Mais Divulgação
A exemplo do popular bolinho de arroz, é possível enrolar e fritar quase tudo -carnes, aves, queijo, polenta e até feijoada. Esse último foi criado por Kátia Barbosa, chef do Aconchego Carioca, para uma das edições do concurso Comida di Buteco.

“Inventei essa receita na mesa de um bar com os amigos. Lembrei que minha avó fazia para os netos o capitão, um bolinho de arroz, feijão, farinha e carne moída, enrolado ali na mesa, na hora da refeição, para enganar a criança que não queria comer”, conta.
Da memória afetiva, Kátia buscou a inspiração para misturar os ingredientes da feijoada num bolinho. “A ideia é que a pessoa sinta todo o sabor da feijoada numa só bocada enquanto toma cerveja”, brinca.  
O UOL Receitas e Restaurantes fez uma seleção de bolinhos que podem servir de inspiração para reciclar com estilo e sabor aquela comidinha de ontem.
O antigo hábito de enrolar
Mas como surgiu o hábito de enrolar e fritar pequenas porções de comida? Não há uma data certa para o surgimento dos croquetes e suas variações. Fato é que quase todas as culturas têm no cardápio variações de massas enroladas, recheadas e fritas.

Como o quibe, para os árabes, o bitterbal (bolinho de carne) para os holandeses, e até mesmo o bolinho de arroz recheado com frutos do mar para o chineses, que já consomem o petisco há mais de 2 mil anos.
No Brasil, apesar da história gastronômica recente se comparada a países da Europa, há uma tradição nesses petiscos. O bolinho caipira feito de angu e carne, o acarajé e o capitão -feito da combinação de arroz, feijão, farinha e carne moída– são bons exemplos.

Sem contar a coxinha de frango e outras receitas herdadas dos colonizadores como o risole e o clássico bolinho de bacalhau.
Tamanho da letra
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro

Comentários 2

Avatar do usuário
  1. Avatar de Denisrs

    Denisrs

    11 horas atrás
    Eu gosto de aproveitar as sobras e fazer bolinho de arroz....outro dia usei farinha de rosca ao invés de farinha de trigo..quer dizer...se tiver um bom processador, bater pães duros e transformar em farinha de rosca...fica igual e não encharca óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário