quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Festa de Santo Reis é a maior do gênero no Brasil

Festa acontece há 80 anos em Palmital

A festa folclórica e religiosa reúne devoção e confraternização - Foto: Divulgação

O diretor regional de Turismo do Estado de São Paulo, Israel de Souza Lima, esteve presente nas festividades e pode constatar que a Festa de Reis de Palmital é a maior festa do gênero no Brasil, segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em distribuição de alimentos é a maior do mundo.
O embaixador da festa, como é chamado o organizador, presidente Eduardo Tirolli, observou que pessoas do país todo participam da festa.
Em homenagem aos três reis magos, o município de Palmital realiza todos os anos, no mês de janeiro, uma grande Folia de Reis. A festa é um importante foco de turismo cultural, cerca de 30 mil visitantes participaram da comemoração.
A festa folclórica e religiosa reúne devoção e confraternização e tem como ponto alto o encontro das tradicionais bandeiras e a farta distribuição de alimentos.
As três bandeiras, Anhumas, Faceiros e Três Ilhas, nomes correspondentes a bairros rurais do município, foram acompanhados por violeiros, cantorias e palhaços coloridos que com suas espadas representam os guardiões do menino Jesus. Os guardiões postam seus estandartes e contam em poesia a história da anunciação até o nascimento do Salvador.
Para os foliões, os devotos dos Reis Magos, a Folia de Reis é o segmento da religião e devoção, crença, alegria, e festa de confraternização; já para os intelectuais é folclore. A cerimônia é aceita pela Igreja Católica, destinada a festejar os Santos Reis e o Menino Jesus.
Foram arrecadados 17 mil quilos de carne bovina, 5 mil quilos de arroz, mesma quantidade de macarrão entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro. Um grande almoço foi feito contando com a participação de 700 voluntários. A festa acontece há 80 anos.




Compartilhe



0 Comentário(s)

    Escreva o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário