sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Cardápios especiais deixam o Natal saudável e iluminado

Ceias a baixo custo, mas com o sabor e refino de jovens chefs

Stinco de frango ao molho de maracujá com pêssego, arroz com passas e brócolis, frozen de Natal, crumble de maçã e mix de folhas com carpaccio de nabo, na preparação de Daniela Miasato, do Sesi Marília - Foto: Paulo Cansini

Para inovar o cardápio da ceia natalina, o Sesi-SP em parceria com instituições de ensino lança o curso Ceia de Natal 2011. As 36 receitas elaboradas por estudantes de gastronomia farão parte das aulas gratuitas do programa Alimente-se Bem.
Nesta segunda-feira começam duas turmas do curso especial, gratuito, baseado na Cartilha de Natal, na Cozinha Didática do Centro de Atividades “Lázaro Ramos Novaes”/Sesi Marília. A nutricionista Daniela Shimabukuro Miasato lembra que durante os trabalhos serão desenvolvidas 12 das 36 receitas. No final os alunos recebem a cartilha.
Daniela enfatiza que a ceia especial pode ser preparada com custo bem abaixo de uma ceia tradicional. Frutas da época e o frango no lugar do peru, e um molho diferencial enriquece o cardápio.
Na semana de 13 a 15 de dezembro, a nutricionista estará comandando turmas - à tarde e à noite - do curso de Culinária e Nutrição (este tem taxa de inscrição), com ceia mais tradicional, receitas mais elaboradas e ainda restam algumas vagas.

Opções de ceias
Os futuros chefs encararam o novo desafio criando nove receitas, cada um, que aliam princípios da boa nutrição e alta gastronomia.
Da Universidade Cruzeiro do Sul, Nelson Almeida criou o Tartare de tomate e beterraba, para a entrada, acompanhado de Sardinha à moda Mediterrânea, Couscus de milho à moda Marroquina e Filé de Merluza com crosta de castanha ao pesto. O Crumble de Maçã e o Pavê de Banana foram eleitos para a sobremesa e a bebida escolhida para recepcionar os convidados foi o Ponché de Frutas a base de abacaxi, maçãs e vinho tinto suave.
O segundo cardápio desenvolvido ficou a cargo de Ricardo Barros de Sá, aluno da Faculdade Método de São Paulo. Ele optou por receitas mais leves como o Mix de folhas com carpaccio de nabo, Purê de espinafre com farofa de jerimun, Costela de cordeiro com ervas, Cocada de cenoura e Suco de lima com hortelã.
Pedro Leonardi, aluno da Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, assina a terceira proposta de ceia natalina. Aproveitando cascas de melancia, cenoura e batata-doce, Leonardi criou a Sopa Borscht para a entrada.
A utilização dos ingredientes integralmente também foi o destaque do Assado de cascas com creme de couve e do Filé de Panga ao molho de hibisco, a base da ceia. Para a sobremesa, as sugestões são o Doce de casca de melancia e a Granita de Morango com Hortelã. A Batida de Maracujá com baixo teor alcoólico, preparada com espumante, é uma pequena ousadia do menu.
A quarta proposta foi apresentada por Silvio Kotaro Yamamoto, aluno do Centro Universitário São Camilo, que privilegiou verduras, legumes e carnes brancas. Dentre as criações, destacam-se: Tomate Farcci de sardinhas acompanhado de Salada de alfaces com casca de manga ao molho de maracujá, para a entrada, e Stinco de frango ao molho de maracujá com pêssego e Penne ao sugo e pesto como pratos principais. Para finalizar a ceia, Yamamoto elaborou duas sobremesas: Roulade de Goiaba e queijo ao molho de hortelã e Cupcake de Natal.
.


Iluminação de Natal requer cuidados

No interior da residência uma bela árvore de Natal, na área externa, jardins e frontais iluminados. A decoração atrai e encanta crianças e adultos em casas, comércio e ruas da cidade. Dá o tom do clima natalino, mas toda esta iluminação requer cuidados. O alerta é do engenheiro da CPFL Paulista, Josias Ricardo de Souza. “Antes de ligar mais elementos à rede elétrica, é sempre recomendável fazer uma revisão nas instalações. Essa dica vale não só para essa época, mas para o ano todo”, diz.
Após algum tempo guardados, os piscas podem sofrer desgaste. Por isso, é importante também verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada. “Outro erro bastante comum é o uso de benjamins sobrecarregados. Isso pode fazer com que o limite seja ultrapassado, resultando em curto circuito”, comenta Josias.
De forma alguma faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal. Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando estiverem dormindo.
A farmacêutica Isa Kleinschmitt está preparada para o Natal. Tudo decorado com a tradicional árvore e iluminação externa tanto no jardim da residência - incluindo as palmeiras -, como na clínica. Ele destaca que na residência o pisca da árvore é conectado à uma tomada exclusiva. “Não usamos ‘T’, é um risco. Para a área externa chamamos um técnico e também instalamos o timer, para o liga e desliga. É preciso cuidado, principalmente em função das crianças”, diz ela.
Consumo
O aumento do consumo também pode ser minimizado. As lâmpadas de LED são mais econômicas e consomem menos energia. A quantidade de lâmpadas utilizadas está diretamente relacionada ao consumo, portanto, o valor da fatura da eletricidade dependerá do número de lâmpadas que serão utilizadas.



Compartilhe



0 Comentário(s)

    Escreva o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário