sexta-feira, 31 de maio de 2013

Parceria estuda novo modelo de atendimento à saúde mental

Proposta é fazer a desospitalização e promover a prevenção

A prefeitura municipal, através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Hospital Espírita de Marília (HEM) e secretaria de Educação do Estado, iniciou esta semana discussões sobre um novo modelo de atendimento aos estudantes com transtornos mentais.
Segundo o controlador do HEM, Bruno Armentano, a proposta é fazer a desospitalização e promover um trabalho de prevenção na saúde mental junto com a secretaria da Educação, atendendo os jovens que sofrem de transtornos de esquizofrenia, mas que são capazes de participar da sociedade sem a necessidade de internação. A meta é transformar parte do Hospital Espírita em Hospital Dia, com equipe multidisciplinar e com pedagogo vinculado ao Estado. “Essa reunião com o prefeito Vinícius trouxe uma nova perspectiva de trabalho para o Hospital Espírita, que tem mantido nos seus 65 anos de atividade, sua missão de fazer o bem ao próximo. O prefeito mostrou um envolvimento sincero. É a população quem vai ganhar”.
Para a supervisora de Ensino, responsável pela área de educação especial e educação inclusiva, da secretaria de Educação do Estado, Rosa Virgínia Muff Machado, a partir deste primeiro encontro a Educação, o Hospital Espírita e a prefeitura passam a articular ideias e vontade para se implantar no município um serviço que atenda os alunos das escolas públicas que passam por transtornos mentais, em períodos contrários aos de aula. O hospital entraria com este espaço e atendimento multidisciplinar com apoio psicopedagógico dentro da instituição.
A partir da orientação do prefeito Vinícius diversas ações deverão ser colocadas em prática para diminuir a internação psiquiátrica, entre elas a implantação de duas unidades terapêuticas e a instalação de um novo Centro de Atenção Psicossocial.



Compartilhe



0 Comentário(s)

Veja Também:

SAÚDE MENTAL

Parceria estuda novo modelo de atendimento à saúde mental

RECURSOS

Camarinha anuncia R$ 238 mil à Santa Casa de Cândido Mota

INVESTIMENTOS

Saúde revela investimentos apesar da dívida deixada pela gestão passada

INVESTIMENTOS

Saúde revela investimentos apesar da dívida deixada pela gestão passada

GRIPE SUÍNA

Suspeitas de gripe suína em Marília chegam a 19

ALERTA

Demanda por sangue aumenta 10% e deixa Hemocentro em estado de alerta

Mais Destaques

BRASILEIRÃO

Botafogo vence Santos no primeiro jogo sem Neymar em Volta Redonda

PLANTÃO

Plantão Policial voltará a funcionar 24 horas em junho

FERIADÃO

Rodoviária aguarda fluxo de nove mil pessoas no feriado

INVESTIMENTOS

Saúde revela investimentos apesar da dívida deixada pela gestão passada

PodCast

Matérias exclusivas com conteúdo em áudio!

Publicidade

Jornal Diário

Cadernos

 

Páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário