Fiscalização faz seis autuações em bancos na cidade
Para denunciar, cliente deve apresentar senha autenticada
Nos seis primeiros meses de 2012, a divisão de posturas da prefeitura registrou seis autuações a bancos que desrespeitaram a lei que regulamenta o tempo de espera em filas para atendimento nas agências. A legislação, criada há 13 anos, determina que a espera seja de 20 minutos em dias normais e 30 pré e pós-feriado, além do 5º dia útil.
Em todo ano de 2011 foram registrados 24 infrações. Já em 2010 o número foi de 39 autuações. Enquanto em 2009 foram registradas 28 multas.
De acordo com o fiscal da prefeitura, Claudinei Delábio Campoi, a redução é resultado de intensificação na fiscalização, já que o número de profissionais que atuam na área passou de oito para treze, no início de junho. Segundo Campoi, a fiscalização é feita tanto após recebimento de denúncias como incertas. Somente para este trabalho nos bancos estão encarregados três funcionários. “Anteriormente as fiscalizações eram esporádicas. Atualmente os fiscais visitam as agências ao menos uma vez no dia. O trabalho também é intensificado no quinto dia útil. Com isso temos percebido melhoria no atendimento no que diz respeito ao tempo de espera”, fala o fiscal. O aumento no quadro de funcionários é resultado de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a prefeitura e o Ministério Público, firmado em maio do ano passado, que determinou um prazo para que a administração pública contratasse mais fiscais para vistoriar a lei. Os novos profissionais fiscalizam não só o tempo de espera em filas de agências bancárias, mas também cuidam de outros 100 artigos do código de posturas do município.
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O valor da multa pela autuação é de R$ 3 mil, no caso de reincidência o valor é dobrado para R$ 6 mil. Para denunciar o descumprimento da lei, o contribuinte pode ligar para o 3402-6000 e pedir para falar no setor de Fiscalização de Posturas. Entretanto, o fiscal Claudinei Delábio Campoi diz que para registrar a denúncia é necessário apresentar o comprovante da senha com horário de chegada e atendimento. “O cliente pode pedir para que a senha seja autenticada e desta forma teremos o tempo total que ela passou dentro da agência. Várias denúncias não são registradas, pois muitas pessoas não sabem desta regra”.
O técnico de sonorização Sérgio Guise, 34, utiliza o serviço diariamente em diversos bancos e avalia que o tempo de espera diminuiu nos últimos meses. “Ultimamente tem sido rápido, acredito que com maior rigor na legislação, além da fiscalização, forçaram a melhora nas agências”.
Já o metalúrgico Renato Ribeiro, 36, acredita que em dias da semana como às segundas, o atendimento ainda é bastante deficitário. “Demora mais de 30 minutos, é muita perda de tempo esta via sacra nas agências durante toda a semana. Acabamos atrasando no trabalho, além de outros transtornos”, fala.
Nos seis primeiros meses de 2012, a divisão de posturas da prefeitura registrou seis autuações a bancos que desrespeitaram a lei que regulamenta o tempo de espera em filas para atendimento nas agências. A legislação, criada há 13 anos, determina que a espera seja de 20 minutos em dias normais e 30 pré e pós-feriado, além do 5º dia útil.
Em todo ano de 2011 foram registrados 24 infrações. Já em 2010 o número foi de 39 autuações. Enquanto em 2009 foram registradas 28 multas.
De acordo com o fiscal da prefeitura, Claudinei Delábio Campoi, a redução é resultado de intensificação na fiscalização, já que o número de profissionais que atuam na área passou de oito para treze, no início de junho. Segundo Campoi, a fiscalização é feita tanto após recebimento de denúncias como incertas. Somente para este trabalho nos bancos estão encarregados três funcionários. “Anteriormente as fiscalizações eram esporádicas. Atualmente os fiscais visitam as agências ao menos uma vez no dia. O trabalho também é intensificado no quinto dia útil. Com isso temos percebido melhoria no atendimento no que diz respeito ao tempo de espera”, fala o fiscal. O aumento no quadro de funcionários é resultado de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a prefeitura e o Ministério Público, firmado em maio do ano passado, que determinou um prazo para que a administração pública contratasse mais fiscais para vistoriar a lei. Os novos profissionais fiscalizam não só o tempo de espera em filas de agências bancárias, mas também cuidam de outros 100 artigos do código de posturas do município.
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O valor da multa pela autuação é de R$ 3 mil, no caso de reincidência o valor é dobrado para R$ 6 mil. Para denunciar o descumprimento da lei, o contribuinte pode ligar para o 3402-6000 e pedir para falar no setor de Fiscalização de Posturas. Entretanto, o fiscal Claudinei Delábio Campoi diz que para registrar a denúncia é necessário apresentar o comprovante da senha com horário de chegada e atendimento. “O cliente pode pedir para que a senha seja autenticada e desta forma teremos o tempo total que ela passou dentro da agência. Várias denúncias não são registradas, pois muitas pessoas não sabem desta regra”.
O técnico de sonorização Sérgio Guise, 34, utiliza o serviço diariamente em diversos bancos e avalia que o tempo de espera diminuiu nos últimos meses. “Ultimamente tem sido rápido, acredito que com maior rigor na legislação, além da fiscalização, forçaram a melhora nas agências”.
Já o metalúrgico Renato Ribeiro, 36, acredita que em dias da semana como às segundas, o atendimento ainda é bastante deficitário. “Demora mais de 30 minutos, é muita perda de tempo esta via sacra nas agências durante toda a semana. Acabamos atrasando no trabalho, além de outros transtornos”, fala.
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